Acontece nesta segunda-feira no Recife um ato público em solidariedade a Israel e às vítimas da guerra. O evento, que é o primeiro do tipo na cidade, acontece as 17h30 na Praça de Tiradentes, no Cais do Apolo.
O local escolhido para o evento é simbólico. A Praça de Tiradentes abriga um Memorial em homenagem aos judeus, tornando-se, assim, o ambiente ideal para um ato que espera contar com a presença de diversos setores da comunidade judaica no Recife, além de organizações civis e setores diversos da sociedade. “O principal objetivo do ato é pedir paz nas terras que estão sendo devastadas pela guerra. Isso é particularmente tocante para nós”, afirmou Mateus Silva, que chegou de Israel na última semana e também estará presente no ato com um grupo de pernambucanos repatriados.
O deputado estadual Renato Antunes, representante da Assembleia Legislativa de Pernambuco e um dos mobilizadores da ação, destacou a importância e simbologia do ato. “Este é um momento crucial para mostrarmos que a solidariedade e o desejo de paz transcendem fronteiras. Pernambuco está dando um exemplo ao se unir por uma causa tão nobre e urgente. O ato de hoje promete ser mais do que uma simples manifestação; trata-se de um apelo coletivo por justiça, respeito e, acima de tudo, paz no cenário internacional”, afirmou o deputado.