Projeto quer aumentar punições contra invasores de terra em Pernambuco.

Projeto quer aumentar punições contra invasores de terra em Pernambuco.

Matéria de Renato Antunes (PL) já está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco .

Tramita  na Assembleia Legislativa de Pernambuco um projeto de lei que tem como objetivo aumentar as punições de invasores à propriedades particulares rurais e urbanas, móveis ou imóveis, em todo Estado de Pernambuco. De autoria do deputado Renato Antunes, o PL 591/2023 prevê penalidades administrativas para os invasores, que vão deste proibição de participarem de concursos públicos, até contratações com o poder público e tomar posse para cargos públicos no âmbito estadual. Para o autor da matéria, o Estado precisa utilizar de todos os meios para coibir atos destes infratores

Além disso, as sanções previstas terão prazo máximo de cinco anos de aplicação e a sua aplicação dependerá de prévio processo administrativo de apuração. O Poder Executivo será responsável por regulamentar a lei, que entra em vigor na data de sua publicação.

”  A propriedade privada é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal, e invasões são realizadas por meios e formas ilegais. A gente não pode aceitar que estes atos aconteçam em Pernambuco. É necessário mais rigor, numa tentativa de coibirmos e reduzirmos esses atos de infratores, que utilizam de argumentos estranhos, para promover invasões e ocupações ilegais. Isso prejudica a produtividade, e impedem o cumprimento das exigências legais por parte dos proprietários, o que não pode ser tolerado”, comentou Renato.

O projeto de lei também visa proteger o setor agrícola e pecuário, que tem se desenvolvido em grande escala, e a propriedade privada em áreas urbanas contra invasões realizadas por grupos de movimentos sociais. Políticas públicas de acesso à moradia e habitação precisam ser implementadas para enfrentar as desigualdades sociais que afligem a população brasileira.

“ Não podemos negar que há um problema de moradia enraizado em nosso Estado, mas que não será resolvido com crimes e atos de vandalismos, que beiram o terrorismo. É preciso enfrenarmos o problema, mas sem abrir precedentes para crimes e atos ilegais. Eu espero que a Alepe dê uma resposta aos vândalos, e consigamos endurecer as punições para aqueles que invadem propriedades”, retrucou Renato.

Na reunião desta terça-feira da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a relatoria do projeto chegou a ser disputada pelos parlamentares, que só após um sorteio foi definido. A matéria será relatada por Romero Albuquerque (UB). Após tramitar pela Casa, o texto seguirá para o plenário da Casa Joaquim Nabuco.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Todos os direitos reservados. Renato Antunes 2023.